Helio Ribeiro

Indaiatuba

19 99796-7366

contato@helioribeiro.com.br

, ,

RMC debate Coronavírus em encontro inédito na Câmara de Campinas

Câmaras da região discutem ações de enfrentamento do coronavírus

Reunião do Parlamento RMC foi realizada remotamente, e contou com 11 presidentes das Casas de Leis

Presidentes de Câmaras de 11 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) se reuniram na manhã desta sexta-feira (22) para discutir ações conjuntas de enfrentamento ao coronavírus. A reunião foi realizada por videoconferência, em ambiente virtual, a partir da Câmara Municipal de Campinas. O presidente da Associação de Vereadores do Parlamento RMC e da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, presidiu a sessão, recepcionado pelo presidente da Câmara de Campinas, Marcos Bernardelli.

Durante o encontro transmitido ao vivo, os vereadores expuseram medidas administrativas, legislativas e de articulação política que foram realizadas desde o início do avanço da doença.

As Câmaras adotaram sistemas de atendimento remoto, que garantiram os serviços públicos sem por risco a saúde da população e dos servidores. Parte dos plenários optou ainda por sessões ordinárias virtuais, que asseguraram a aprovação de projetos importantes mesmo diante das orientações de distanciamento social.

A devolução de parte do duodécimo para as prefeituras, o empréstimo de veículos para as secretarias de saúde e a elaboração de projetos de lei, indicações, requerimentos e moções que buscam amenizar os danos à saúde e à economia também foram expostos.

Além dos chefes dos Legislativos de Indaiatuba e Campinas, participaram do encontro os presidentes de Vinhedo, Edu Gelmi, Itatiba, Ailton Fumachi, Santo Antônio de Posse, Ednei Rodrigues Silva, Valinhos, Dalva Berto, Santa Bárbara D´Oeste, Felipe Sanches, Cosmópolis, Élcio Amâncio, Morungaba, Luís Carlos de Lima,  Sumaré, Willian Souza e Jaguariúna, Walter Luís Tozzi de Camargo, além do vice-presidente da Câmara de Hortolândia, Jhon Lenon, e dos vereadores de Campinas, Jorge da Farmácia e Paulo Haddad.

“Foi uma reunião muito produtiva, em que pudemos perceber as demandas específicas de cidades com realidades tão diferentes, mas que, cada uma a seu modo, vêm enfrentando esta doença de maneira madura e colaborativa”, avaliou Hélio Ribeiro.

Entre as ações conjuntas, foi proposto o envio de um pedido ao governo do Estado, sugerindo que as políticas de enfrentamento possam levar em conta as particularidades de cada cidade. A criação de um Observatório Metropolitano, com estatísticas atualizadas das 21 cidades da RMC, também foi aventada. Ao final, o grupo sinalizou para a realização de encontros periódicos, a cada dez dias, para avaliar a evolução das políticas públicas voltadas à prevenção do covid-19.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades em tempo real

Outros artigos

Artigos Relacionados

Youtube