Com o slogan “Homem que se cuida não perde o melhor da vida” as ações estão programadas durante todos o mês, abordando o coronavírus e a pós-pandemia
Instituído por lei de iniciativa do vereador e presidente da Câmara Hélio Ribeiro, o Programa “Saúde do Homem” chega ao 8º ano em 2020 e terá programação virtual neste mês de julho. Por conta das medidas de distanciamento social, o projeto que capacita homens sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde está mantido por meio de atividades remotas.
A ideia é utilizar canais virtuais e mediar as conversas com especialistas, levando informação ao maior número de pessoas, inclusive mulheres que, geralmente, são quem administram as agendas de saúde dos homens.
O PROGRAMA
O programa Saúde do Homem chega em sua 8ª edição, baseado na Lei 5.707. Ao longo dos anos, já capacitou centenas de homens em repartições públicas, praças, escolas e entidades sindicais.
A intenção do Programa de Saúde do Homem é alertar sobre as doenças mais recorrentes no sexo masculino, a importância da prevenção do câncer de próstata e a necessidade de cuidar da saúde do corpo e da mente.
No Brasil, estima-se que os homens morram até sete anos antes das mulheres, justamente por não ter o hábito de prevenir enfermidades e por manter hábitos considerados não saudáveis, como o alcoolismo, o sedentarismo e o tabagismo.
“Historicamente, nós homens deixamos a saúde em segundo plano. As mulheres, com razão, vão ao médico anualmente e têm uma percepção melhor sobre o autocuidado. Por puro preconceito e desinformação, acreditamos que somos invencíveis e não precisamos nos prevenir. Isso é um erro, que o Programa de Saúde do Homem vem combatendo nos últimos anos”, afirma Hélio Ribeiro.