A população recebeu o Centro Integrado de Oncologia “Luci Clea Silva”, que passa a funcionar no antigo Mini Hospital, no Jardim Morada do Sol, unificando e ampliando os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes oncológicos, proporcionando um fluxo otimizado e uma linha de cuidado continuada.
O novo Centro Integrado de Oncologia contará com o atendimento de três médicos especialistas: os oncologistas Dr. Fabrício Colli Badino e Dra Elisa Watanabe Camargo e a hematologista, Dra Camila Galati Araújo. Além da equipe, o local oferecerá o ambulatório de cuidados paliativos; sala para procedimentos diagnósticos; a Central de Regulação Oncológica do Município e a sala de infusão de medicamentos de alto custo, que será equipada com a capacidade para realização de quimioterapia, procedimento para o qual a Prefeitura de Indaiatuba aguarda a habilitação por parte do Governo Federal.
Parabéns ao prefeito Nilson Gaspar, à secretária Graziela, ao Dr. Fabrício Colli, a Vollac, entre outras pessoas da área, que há muitos anos batalham para estruturar esse espaço e cuidar adequadamente dos pacientes com câncer.
E, como disse o prefeito Gaspar: qualquer um pode fazer prédios, mas o objetivo de Indaiatuba sempre foi “cuidar de pessoas”.
O prefeito e sua equipe relataram a luta pelo espaço, lembrando que também estiveram em São Paulo e em Brasília algumas vezes para pleitear melhorias para a nossa saúde, inclusive deixando toda a documentação necessária e solicitando o credenciamento para que possamos oferecer a quimioterapia por infusão no município. Agora é aguardar a liberação por parte do Ministério da Saúde.
Atualmente Indaiatuba possui cerca de 800 pacientes oncológicos em tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e realiza todos os procedimentos diagnósticos, cirurgias oncológicas desde a média até a alta complexidade e tratamentos com medicações de alto custo e quimioterápicos orais. São investidos no setor cerca de R$1.200.000,00 ao ano. Os novos pacientes que necessitarem de atendimento oncológico serão direcionados pelos médicos das Unidades de Saúde.